quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Maravilhas do conto africano

Lenda da Criação
Quando as coisas não existiam ainda, Mebere, o Criador, fez o homem de argila. Tomou a argila e modelou um homem. Assim começou este homem e começou-o como lagarto. Mebere pôs o lagarto num charco de água do mar. Cinco dias se passaram: passou cinco dias com ele no charco das águas e manteve-o lá dentro. Sete dias: esteve dentro sete dias. No oitavo dia, Mebere foi olhar e eis que o lagarto salta, e eis que salta para fora. Transforma-se num homem. E diz ao Criador: Obrigado.

O Gênero Humano
Três homens compareceram sucessivamente perante Uendé, para expor-lhes suas necessidades. O primeiro disse: Quero um cavalo. O outro disse: Quero cachorros para caçar na mata. O terceiro disse: Quero uma mulher para me dar prazer.
Uendé deu-lhes tudo: ao primeiro o seu cavalo; ao segundo os cachorros e ao terceiro uma mulher.
Os três homens vão-se embora. Mas sobrevêm fortes chuvas que, durante três dias, os mantêm encerrados nos matagais. A mulher fez a comida para os três. Os homens dizem: Voltemos perante Uendé. Chegam lá. Todos lhe pedem mulheres. Os homens vão-se embora. Mas a mulher tirada do cavalo é glutona; as mulheres tiradas ds cachorros são más e a primeira mulher, a que Uendé havia dado a um deles, é boa; é a mãe do gênero humano.

Nenhum comentário: