terça-feira, novembro 29, 2005

D. Santa

Minha tia mais velha acaba de chegar com uma fotografia restaurada dos meus avós. Não conheci meu avô, ele morreu há cinqüenta anos. Minha avó eu conheci bem, viveu até quase os cem e morávamos juntas.
Na foto ela está com brincos e um colar bem prateados. Minha tia diz que eram de ouro e parecem prateados pois naquela época faziam muitos retoques, “é praticamente uma pintura”.
Lembro dos seu imenso cabelo liso e branco que eu gostava de pentear e prender com um de seus pentes. Ela tinha vários pentes que ganhava dos netos, mas seus preferidos eram uns marrons bem simples. Usava muitos anéis em seus dedos brancos, compridos e finos. Guardo com carinho alguns deles.
Morou décadas na capital e nunca pegou um ônibus. Raramente andava de táxi pois achava que uma mulher com tantos descendentes merecia ser levada com todo cuidado para onde bem entendesse.
Orgulhava-se da numerosa família e todos os seus netos têm uma colcha de fuxicos feita especialmente por ela. Como era praticamente cega, eu lia enquanto minha avó costurava as tais colchas. Ela tinha uma cadeirona de vime, eu uma cadeirinha e minha barbie uma cadeira ainda menor, todas idênticas, dispostas na varanda lado a lado.
Teve 12 filhos, dezenas de netos, outra dezena de bisnetos e beijou satisfeita a barriga que guardava seu primeiro tataraneto.
Contam que era extremamente geniosa e quando acordava fumava charutos ainda deitada enquanto meu avô preparava seu café.
Devia ser uma mulher esguia e elegante, mas já a conheci pequenininha, curvada sobre seu próprio corpo. Cheirava a talco e alfazema e em dia de festa usava um de seus belos xales.
Divertia-se muito quando seus netos a carregavam e foi no colo de um deles que morreu, contando como estava ansiosa para rever seu grande amor.

4 comentários:

Fran disse...

Carol, tô precisando de um favor grande. Vc tem cartão de crédito? O submarino tá vendendo panela de arroz em 12X no cartão sem juros pela metade do preço. Preciso do cartão de alguém pq eu não tenho cartão, e em 12x dá pra eu pagar numa boa. Vc tem? Olha aí a panela:

http://www.submarino.com.br/homeappliances_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeID=34&CatId=12831&ProdID=259256&ProdIDF=290651

Anônimo disse...

Ai, que coisa mais linda...poxa, também queria ter tido uma avó...

Anônimo disse...

carol que lindo menina
eu tive um avo que foi meu pai muito mais que meu pai
e caramba as melhores lembraças da vida
imagino como não deve ter sido bom ver essa foto em
vc é uma pessoa muito linda com essas coisinhas de avos

Anônimo disse...

Carol, uma história dessas faz a gente perder o medo de envelhecer e morrer, né? :o) Linda história. Emocionante. Vou dormir pensando nela hoje.